BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Where? - Ron Carter With Eric Dolphy and Mal Waldron 1961



01 - Rally
02 - Bass Duet
03 - Softly, As In a Morning Sunrise Lyrics
04 - Where?
05 - Yes, Indeed
06 - Saucer Eyes

Ron Carter - Violoncelo & Baixo Acustico
Eric Dolphy - Sax. Alto, Flauta & Clarenete
Mal Waldron - Piano
George Duvivier - Baixo Acustico


Quando o crítico da revista Downbeat, Don McMichael, classificou "Out To Lunch" com cinco estrelas, escreveu: "Este musico será o jazzman mais premiado da próxima década". O crítico estava assinando um dejavú do saxofonista, flautista e clarinetista Eric Allan Dolphy ou mais conhecido Eric Dolphy, musico predestinado a ser uns dos gênios pioneiros do estilo da chamada corrente dominante do jazz na época, a estética do Free Jazz. Já esse álbum aqui postado, "Outward Bound", o qual ainda mostra uma forte raiz no estilo do bop, foi gravado em 1960 pelo selo Prestige, onde Eric fazia sua estréia nos rol dos lideres de jazz. E pode-se dizer que esse álbum já prenunciava que Don McMichael estava certo, sendo que apenas um item ficou de fora desta visão futurista: Dolphy foi além disto. Apesar do seu estilo ter sido criticado como anti-jazz, a modernidade da sua obra é unica e indiscutível. As inovações por ele introduzidas são tão fundamentais como as de Charlie Parker ou John Coltrane. O lirismo da sua flauta fazia um contraste ao radicalismo de seu clarinete e o seu impetuoso discurso no sax; suas composições eram dissonantes e bizarras, prenunciando estruturas que foram ideais para o desenvolvimento do jazz até aos dias contemporâneos.

Apesar de ter falecido jovem, Eric Dolphy passou grande parte da sua vida nos estúdios de gravação, onde participou em muitas sessões lideradas pelos grandes músicos como Max Roach, Ted Curson, Ron Carter, Mal Waldron, Pony Poindexter, Benny Golson, Gary McFarland, Andrew Hill, Gil Evans, Ken McIntyre e é claro, John Coltrane. No entanto, uma das grandes amizades e parcerias aconteceu em seu próprio apartamento: Dolphy começa a trocar e a partilhar idéias com o seu então amigo John Coltrane que, vendo a sua genialidade, o convida a trabalhar na sua primeira gravação para a então recém criada editora Impulse, tendo a seu cargo a orquestração e a direção de orquestra. O resultado foi um trabalho significativo com poucos paralelos na discografia de Coltrane: "Africa/ Brass Sessions" foi apresentada com o célebre quarteto mais 14 músicos, transmitindo a experiência única do modalismo livre do quarteto, além dos sutis arranjos orquestrais. Coltrane também decide convidar Eric para as gravações de Olé Coltrane que, em certa medida, segue os passos musicais já experimentados no album interior, mas desta vez feita sem orquestra. Dolphy passa, nesse curto período, a integrar o grupo de Trane e a colaboração entre ambos tem o seu ponto alto nas gravações feitas em 1961 no mítico e lendário álbum gravado no Village Vanguard em Nova Iorque. Apesar das freqüentes colaborações, Dolphy, continuava a gravar como líder. Para a história ficaram as gravações feitas no Five Spot, editadas em dois volumes, onde a banda de Dolphy tinha alguns dos músicos mais criativos desta época, Booker Little, trompetista de fortes tendências modais e virtuosas, Mal Waldron, pianista jurássico na historia do jazz, o contrabaixista Richard Davis e o baterista Ed Blackwell que, como Dolphy, também arquitetou, junto a Ornette Coleman, a transição ao futuro do jazz sem esquecer a tradição.

A preocupação melódica, o fraseado intrincado e a estrutura interna dos solos são constantes na carreira de Dolphy, além da complexidade criativa das suas composições. O ponto mais alto deste processo criativo é a obra prima "Out To Lunch", inteiramente preenchida com composições soberbas e originais, tocadas de forma espontânea e livre. Se a perfeição existe, ela está presente neste registro, obra inquietante, arriscada e demasiada inovadora para a época. Hoje Dolphy é considerado pelos conhecedores de jazz um marco em relação às suas distintas performances instrumentais: vibrações líricas da flauta, vôos do sax-alto e os rompantes do clarinete. A sua propensão por buscar adiante novas idéias harmônicas o colocaram numa linha virtuosa entre consonância e dissonância. Dolphy caminhava para ser uma figura decisiva nesse começo dos anos 60, sendo um dos principais músicos que, como Ornete Coleman, fez com que o Bebop e o Hardbop passassem por grandes inovações, desenvolvendo-se em outras formas mais livres. Sua morte prematura aos 36 anos, devido às complicações causadas pelo diabetes em 29 de Junho de 1964, põe fim a uma carreira brilhante e promissora.

"Where?" surgiu em 20 de Junho de 1961, liderado pelo contrabaixista Ron Carter (04-05-1937), tendo, também, a colaboração do pianista Mal Waldron (Malcolm Earl Waldron - 16-08-1925 # 02-12-2002 ). Carter, dono de uma vasta cultura musical, trabalhou dentro de variados estilos musicais: jazz-rock, experimentos em música erudita de câmara, jazz mainstream, música de influência brasileira. Já Mal Waldron é considerado um inovador pianista, compositor de jazz e adepto à world music, o qual foi um dos pianistas preferido de feras como John Coltrane, Eric Dolphy, Clifford Jordan, Booker Little, Steve Lacy e Jackie McLean. Habilidoso em seus improvisos e genial em suas composições criou musica pra cinema, teatro e dança com forte temática de jazz, com peculiar estilo e inovação harmônica. Faleceu com 77 anos ao ser vitima de câncer no intestino. Waldron foi o último pianista a tocar com a cantora Billie Holiday, no final dos anos 50. Item de coleção, Where? traduz a genial dinâmica desses músicos inovadores no melhor do Jazz sessentista. Where? foi relançado em 01 de Abril de 2008. A produção é do lendário engenheiro Rudy Van Gelder (1960, New Jazz, NJLP 8236).



download


Boa audição - Namastê.

Uma Colaboração do Blog Borboletas de Jade

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)