BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Os 10 melhores álbuns de 2010 segundo a National Public Radio



O The Blog Supreme, blog oficial do portal da NPR -- a gigante radio pública americana que, nos últimos, anos tem sido de grande importância para a difusão do jazz -- divulgou uma lista dos 10 melhores álbuns de jazz do ano de 2010. Apesar de eu seguir aqui no blog uma certa amostragem iconoclasta do jazz e não ser muito afeito a listas prontas -- já que sou adepto da ecleticidade e constato que sempre rola, aí, uma certa arbitrariedade em prol do conservadorismo ou do vanguardismo --, posso dizer que gostei da lista do The Blog Supreme: o blog, assim como a própria NPR, mostra uma concepção atual e abrangente de jazz contemporâneo  ao incluir projetos de músicos que estão fora da esfera elitista das principais revistas e jornais americanos -- haja vista que, independente dos músicos que já gozam de um certo estrelismo, o jazz está mesmo muito mais abrangente do que em qualquer outra época da sua história já parabenizada com 100 anos de desenvolvimento --; e também, quatro álbuns que abordamos aqui, três deles com resenhas e dispostos para consulta na sessão LANÇAMENTOS, foram incluídos na tal lista: Ten (do pianista Jason Moran), Harvesting, Semblances and Affinities (do saxofonista Steve Coleman), Saturn Sings (da guitarrista Mary Halvorson) e Flying Toward the Sound (da pianista Geri Allen) -- lembrando que esses álbuns foram resenhados aqui duarante o ano e, portanto, nao sabíamos que eles entrariam em nenhuma lista dos "melhores".


Os outros seis abordados pelo The Blog Supreme são: Domador de Huellas (do pianista argentino Gillermo Klein), Joy Spring (do pianista Bill Carrothers), The Cicle o Love (do trompetista Maurice Brown), All Is Gladness In The Kingdom (com Fight The Big Bull feat. Steven Bernstein), Bigmouth 'Deluxe' (do contrabaixista Chris Lightcap) e People, Places And Things, 'Stories And Negotiations' (do baterista Mike Reeds) -- albuns os quais, pode-se dizer, abordam desde o a estética do modern post-bop até as aventuras do modern creative. É claro que a lista não é um parâmetro definitivo do que esta a acontecer de interessante no jazz, pois se cada um de nós que frequentamos este espaço pudéssemos explicitar aqui uma lista, seriam centenas delas, cada um com dicas diferentes -- vide a própria sessão de comentários do post do The Blog Supreme, onde alguns leitores deixaram listas bem interessantes. Mas a lista em questão é, enfim, um prato cheio pra quem tem sede de novos sons, pra quem gosta de estar antenado ao que anda acontecendo de novidade no jazz contemporâneo. Ademais, nós aqui no Farofa Moderna também fazemos nossa lição de casa: pra quem quer saber quais novos sons abordamos em 2010, é só entrar na sessão LANÇAMENTOS para ter acesso às respectivas resenhas e áudios. Abaixo o link: acesse e ouça  as respectivas dez faixas dos álbums. 

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)