BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Miramari, de André Mehmari: lirismo ímpar com suaves temperos italianos e brasileiros!

Clique aqui para comprar este disco!No ar que um pinça o outro pedala.
Um é mio bambino, o outro é meu guri.
Mira unge o solo brasileiro com óleo da Umbria
Mari adoça o mediterrâneo com apátrida garoa
Miramari
Lacrimari
Mira
Baci

Guinga

Participações: André Mehmari - piano; Gabrielli Mirabassi - clarinete; Guinga - violão; Luiz Tatit - composição; Zé Alexandre Carvalho - contrabaixo; Ricardo Mosca - bateria; e etc...

Não foi sempre - digo ano a ano e até década a década - que a humanidade presenteou a história da música com músicos e compositores exepcionalmente criativos e originais. Exemplos? Pois bem, vamos aos exemplos: pra surgir um compositor inventivo como Duke Ellington passou-se anos até a ascensão de Charles Mingus, sua extensão; da mesma forma, não foi sempre que surgiram compositores norte-americanos como Charles Ives, Aaaron Copland, Leonard Berstein e Wynton Marsalis; e falando do Brasil, há décadas que não surgem novos "Heitores Villa-Lobos", novos "Tom Jobins", novos "Hermetos Pascoais" ou novos "Miltons Nacimentos". Atualmente, no entanto, a música instrumental e popular brasileira tem alguns nomes a que se orgulhar. Neste post cito dois deles: o cancionista Guinga e o jovem pianista e compositor André Mehmari.

Sim, claro! Você, desavisado, poderá dizer: "Guinga já é um aclamado veterano, mas André Mehmari eu nem conheço!". Ora, então, essa é a função deste post: apresentar o trabalho de um dos mais fantásticos pianistas e compositores da atual Música Instrumental Contemporânea. E para isso deixo a indicação de um dos seus mais novos discos: trata-se de Miramari, recém-lançado no Brasil e Itália numa parceria do pianista brasileiro com o clarinetista italiano Gabrielli Mirabassi. Lembro, ainda, que eu já tinha discorrido sobre André Mehmari aqui no blog Farofa Moderna: na ocasião deixei disponível as faixas em mp3 do fantástico disco Premio Visa MPB Instrumental, resultado do prêmio que revelou Mehmari em 1998 ao lado de seu amigo contrabaixista Célio Barros, também um jovem promissor da época.

O clarinetista Gabriele Mirabassi, um entusiasta da música brasileira, conheçeu André Mehmari através do seu então parceiro violonista Guinga, no lançamento nacional do álbum Graffiando Vento (2004), gravado pelos dois em parceria e lançado pelo selo europeu Egea. Tanto Mehmari como Mirabassi se impressionaram um com o outro e, no decorrer dos anos, passaram a "trocar figurinhas" sobre suas concepções de música contemporânea. O resultado foi esse disco chamado Miramari. Gravado de forma independente no próprio estúdio de Mehmari, o Stúdio Monteverdi, o disco é um exemplo da "música popular de câmera", ou seja, com união de aspectos da música erudita cameristica com características do cancioneiro popular, tendo um leve tempeiro jazzístico aí no meio. Das 17 músicas (todas instrumentais), 12 são assinadas pelo pianista, sendo uma delas, Brilha o Carnaval, em parceria com o excelente compositor paulistano Luiz Tatit. Algumas delas ele escreveu nitidamente influenciado pela viagem recente que fez à Itália na companhia de Mirabassi: caso de Um dia em Assis, Perugia Notturna e Quando em Gubbio, todas referências a cidades ou regiões do país – as outras, Mirabilis Mirabassi e Rondoletto Per i Bambini, sugerem a mesma fonte de inspiração. Já o clarinetista responde com Chove na Minha Valsa, Disarmati e Subindo a Cantareira. Completam o repertório duas músicas de Guinga, que se tornou padrinho do duo: Canção Desnecessária (com Mauro Aguiar) e Rasgando Seda (com Simone Guimarães). Os sidemans são Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Ricardo Mosca (bateria): eles participam em cinco das dezessete faixas do disco.

Miramari, assim como todos os discos de Mehmari - não é um disco pra se baixar em blogs, mas sim um disco pra ser comprado! E digo isto porque os discos desse pianista é a mais atual referência da excelência em composição musical brasileira e, lógico, daqui a alguns anos serão clássicos imprescindíveis nas estantes de qualquer colecionador e amante do gênero. Miramari - com nome que surge da junção dos acrônimos do sobrenomes Mehmari e Mirabassi - é um disco que une dois músicos de nacionalidades diferentes, mas com uma compreensão única: a ecleticidade e pluralidade da música instrumental contemporânea, sem perder a noção histórica da música. Essa tal compreensão permite com que Mehmari trabalhe um estilo que é todo seu, mesclando a sua noção de estilos históricos como o choro, as canções e as valsas brasileiras com sua sensibilidade e lirismo erudito, bem como também evidencia uma inventiva introspectividade caracterizada pela sua compreensão do improviso jazzístico contemporâneo. Ou seja: é um estilo único no atual cenário da Música Instrumental Brasileira. Ora, o que dizer de um músico que une influências tão distantes como o lirismo barroco do compositor veneziano Claudio Monteverdi (1567 - 1643) com as características harmônicas das canções de Clube da Esquina e a sensibilidade pianística e improvisacional do piano jazzístico contemporâneo?  Às vezes errôneamente comparado com o pianista americano Brad Mehldau, só há uma coisa a dizer quando o assunto é André Mehmaru: a partir dessas e outras influências da música erudita e da música popular brasileira, este pianista criou um estilo único de tocar e compor marcado por um lirismo ímpar que por muito tempo será só seu, sem risco de imitadores. Sem querer exagerar ou fazer comparações, digo que trata-se, realmente, de uma espécie de "Milton Nascimento da Música Instrumental Brasileira" ou, por que não?, de um "Brad Mehldau do piano brasileiro" e, também, não seria exagero dizer que Mehmari, se continuar a elevar a sua arte, estará para se transformar numa espécie de "Heitor Villa-Lobos contemporâneo", haja vista que ele vem sendo super aclamado por suas composições encomendadas por grandes orquestras como a Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), composições nas quais ele mistura, com maestria impressionante, elementos da cultura popular com a escrita e interpretação erudita.

Um comentário:

Érico Cordeiro disse...

Caro Vagner,
Excelente resenha para um disco que, suponho, deva ser maravilhoso (estou no aguardo dessa preciosidade, que pedi há poucos dias).
O André Mehmari é, de fato, um pianista de uma técnica refinadíssima, que fez um trabalho maravilhoso ao lado da grande Ná Ozzetti (um disco lindo e emocionante).
Talvez por vivermos em um ambiente em que a estupidez é a moeda corrente e a vulgaridade dita as regras, é lamentável que um talento superlativo como esse fique restrito a pequenos "guetos", quando deveria ser aclamado em praça pública por multidões em êxtase(da mesma forma que deveria acontecer com o Guinga, outra personalidade muito pouco conhecida fora de determinados circuitos).
O músico é fora de série e tomara que compositor André Mehmari desenvolva todo seu potencial e nos brinde sempre com músicas que elevem o espírito e sirvam de bálsamo aos nossos ouvidos!
Grande abraço - e aproveito prá fazer meu comercial: postei uma resenha sobre o Steve Lacy no JAZZ + BOSSA e espero que você curta!

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)